segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TMO / Transplante de Medula Óssea / Resiliência

Olha que aqui novamente !!!!!!!!!!! Prepare-se, este post vai ser longo!

Bom, estou no D+9 após o transplante e isso me propicia uma melhora absurda a ponto de começar a contar a minha história para vocês.

Como já havia dito no Facebook, finalmente aceito o título de Guerreira, não estava aceitando antes pois não me sentia mais guerreira que ninguém e não achava justo, mas depois desses 17 dias enclausurada nesse hospital, sendo levada ao extremo da paciência, dor, ansiedade, medo, sentindo o meu corpo se deteriorando e sofrendo sem parar, sendo bombardeado e atacado pela quimioterapia que fiz antes do transplante, realmente tenho que concordar, fui muito guerreira!!

Quando a gente interna (sábado dia 27), não tem a mínima noção do que acontecerá aqui. Então logo no primeiro dia, o primeiro choro de desabafo aconteceu após a colocação do cateter no pescoço. Sim, é incomodo colocar, a anestesia dói, e depois que ele vai colocando o cateter, pude sentir descendo até perto do coração. Check. Primeira prova de que não seria fácil viver aqui por mais de duas semanas. Mas ainda há muito por vir. Comecei logo a hidratação de 5 litros de soro antes da primeira quimio. Essa hiper hidratação durou até um dia pós o transplante. Pense no incômodo de um novo ser no seu cangote, costurado a sua pele, preso a uma maquininha ao lado da sua cama confortável, que toca a cada duas horas pois cada bolsinha de soro durava somente durante duas horas. Ok, fui muitas vezes ao banheiros, muuuuuuuitas.

O dia seguinte (domingo dia 28) foi a primeira super quimio. O protocolo que é usado em transplantes chama-se BEAM (BCNU, etoposide, aracytin, melfalan). Essa primeira é bem complicadinha e tive que ser monitorada pois ela é bem forte. O coração acelerou a 149 batimentos e minhas bochechas ficaram bem rosadinhas, e pude sentir na hora um mal estar bem típico de quimioterapia. Sai Hodgkin !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Na segunda (29) já começaria a etoposide e aracytin, duas vezes ao dia, cada uma correndo a cada duas horas. Então eu fazia quimio do meio dia até às quatro da tarde. Ás dez da noite já começava a tomar a bateria de remédios pré quimio. À meia noite estava começando novamente até às quatro da manhã. Dormir para que? Não estamos eu e minha mãe a passeio no hospital, estamos aqui para matar o Hodgkin!! Sai Hodgkin!! Nos intervalos entre uma quimio e outra, já podia sentir o paladar diferente e a rejeição a comida. E claro, nesses intervalos, muitas idas ao banheiro, pois 5 litros, meu amigo, é muito xixi. Ah, e foi xixi na comadre, pois como eu estava hiper hidratando, os médicos tinham que medir o que sair e o que entrava pois hiper hidratar pode afogar os meus lungs (pulmões). :-)

Bom, cheguei a um ponto, acho que no terceiro dia, de desespero total, nunca havia me sentindo assim. Eles entraram para colocar as bolsinhas milagrosas e começar mais uma quimio e eu tive um faniquito, me senti enclausurada, ficava muito impaciente com enfermeiros entrando dia e noite naquele quarto, entregue aos remédios e quimioterapia (é muito difícil ver a quimio como a sua aliada) queria sair daqui correndo, pensei em ligar para o meu médico e desistir (olha a gravidade). Pedi que abrissem a porta do meu quarto na esperança de eu ver gente no corredor (mas não vi pois estava numa ala isolada), entrar um ar, sei lá, o desespero foi assustador, não tive controle sobre as minhas emoções, perdi o controle da situação. Nunca na minha vida pensei em desistir assim, meu Deus, foi desesperador. Digo agora por experiência, o melhor é ir dormir. Dormir e acordar diferente, foi isso o que aconteceu. Meus anjos da guarda estavam comigo o tempo todo e me ajudaram nessa hora! E assim sobrevivi a primeira semana, a última quimio foi a melfalan, na sexta feira, e ela correu em 15 minutos. Até lá já estava comendo somente o que vinha de carne no prato, não bebia líquidos.

O transplante aconteceu no sábado, uma semana após a internação (dia 03). Foi tranquilo, apesar do fato de eu estar com muita dor de estômago, o quarto estar cheio e eu estar com muito calor embaixo daquele campo (lençol esterilizado que eles usam cirurgias para colocar no paciente). Recebi as minhas células de volta em 6 bolsas. É igual a uma transfusão de sangue, durou um pouco mais de uma hora e meia. Todos ali estavam super felizes, e eu só queria dormir, dormir para o tempo passar rápido. Todos falavam em renascer, que esse era o dia do meu renascimento. Mas agora, pensando em tudo, o renascimento é um conjunto de coisas, foi tudo o que me aconteceu. Mas não posso tirar o mérito do transplante pois os médicos me explicaram que depois dessa semana toda da quimioterapia fortíssima, eu não poderia sobreviver sem esse transplante, a minha medula nunca mais iria voltar a funcionar e eu morreria. Hello?! Só agora estou entendendo a gravidade da coisa!!! Aliás, fizemos inúmeras perguntas aos médicos e agora posso dizer que estou igual ao meu padrasto Tião, um phd em transplante, doença de hodgkin e por aí vai. rsrsrsrs

Passei o domingo após o transplante relativamente bem, o Ro foi para casa e minha mãe chegou. Lembrete: minha mãe e cúmplice pegou os piores momentos nessa internação. Sempre que o Ro chegava no final de semana ele se dava bem pois o pior já tinha passado. heheheheeh

O pior ainda estava por vir (como assim?! Achei que já tinha passado hell na primeira semana). Na verdade as duas semanas foram totalmente diferentes uma da outra. Os sintomas da super quimio começaram para valer mesmo na segunda dia 05. Os dias 05, 06, 07, 08, 09, e 10 de Novembro foram marcados por muito sofrimento, muito sofrimento. Nunca me senti assim. Eu já estava tão exausta de estar me sentindo mal que só fechava os olhos e esperava o tempo passar. A super quimio realmente quis destruir tudo o que havia de maligno nesse corpo e com certeza destruiu. Para começar, o paladar se foi. Amargo era a nova palavra do dia. Preciso dizer que a esse ponto NADA mais entrava no meu estômago? Pois é, nem água. Aliás, água, já não bebo há 10 dias. Minha boca e língua se transformaram em algo branco, meus lábios soltavam pelinhas grossas, minha garganta foi tomada por uma leve mucosite (graças a Deus não se intensificou), meu estômago já nem sei mais o que era e minha fisionomia era de uma pessoa que tinha ido fazer bronzeamento artificial (fiquei marrom mesmo). A diarreia veio com tudo. Pelo menos um episódio de vômito diário (sofria muito nessa hora pois fazia uma força muito grande e quase nada saia). O mal estar da quimio veio ferrenha, e era como se a minha pressão estive no pé a todo tempo. Aliás, esse sintoma para mim é devastador, não gosto mesmo, me sinto muito abatida e debilitada. Às vezes acordava bem e achava que os efeitos já estavam passando, não, não estavam, lá vinham eles novamente. Ligado a isso tudo eu ainda tinha o famoso exame de sangue às 3 da matina! Esses exames começaram no dia 27 e até hoje ainda estou fazendo eles. É através deles que eles me monitoram, checam os sais minerais para o meu soro, células do sangue e etc. Elas entravam, colocavam o garrote e ai meu Deus! Nunca doeu tanto para fazer um exame de sangue. Muitas noites eu não dormir pensando nesse povo entrando e me furando. Minhas veias estavam muito doloridas. Já fiz 19 exames e o meu bracinho já está bem castigado.

Enfim, cheguei ao fundo do poço mesmo, a ponto da enfermeira Eliane chamar a psicóloga do hospital. Já não falava com mais ninguém. Queria economizar toda a energia que ainda existia no meu corpo e mente. Mas lembrava também do que a Eliane sempre me dizia: você já está no fundo do poço, agora não tem mais para onde ir, é só subir. Eu dizia para ela que aquilo era o inferno na terra e ela me dizia: -Inferno não, você não está no inferno, está passando por um deserto. Que fofa a Eliane, ela nos trouxe muita alegria! Aliás, não escrevi aqui nada ainda sobre a minha mãe, a minha cúmplice, o meu anjo da guarda que literalmente me segurou em todos os momentos, nos vômitos, no banheiro, andando para ir ao banheiro (sair da cama era um desafio), para tomar banho e etc. Não é fácil para uma mãe ver seu filho ou filha se deteriorar e não responder a nada, sem ânimo e abatida. Sem ela, não sairia dessa. Mainha, você é tudo na minha vida!

Sábado (10) chegou e trouxe o meu maridão e mais uma vez ele me viu bem :-) Tadinho do meu lindo, eu sei que ele queria estar aqui para fazer tudo que minha mãe fez, mas estava trabalhando e garantindo o nosso, o que é mais importante! Você é o meu orgulho, meu amor!

Posso dizer que domingo (11) foi o primeiro dia de 90% de melhora, já não tenho vômitos, tive ainda alguns episódios de diarreia mas nada grave. O paladar não voltou até agora, então não estou comendo nada ainda. Mas me sinto novamente a Christiane que entrou aqui no dia 27! Que benção! Os leucócitos já estão em 900 (agora eles só sobem). As plaquetas ainda estão sofrendo para serem produzidas e hoje já recebi mais uma transfusão. A médica passou aqui e disse que está muito feliz com o meu progresso e acha que quarta ou quinta eu devo estar liberada!!

Gente, foi muito sofrimento, isso com certeza vai me marcar para o resto da vida, mas vai ser passado, pois quero esquecer essa doença de uma vez por todas, sou uma pessoa cheia de alegria e muito feliz, uma pessoa que agora com certeza olha para as outras diferente. Pensei que já tinha aprendido isso antes, mas a coisa foi muito mais intensa dessa vez e me confirmou que o PRESENTE é onde temos que estar. Sempre com responsabilidade é claro. Cada momento que você vive com um ente querido, um parente, uma amigo, um colega de trabalho, enfim, o próximo, é muito especial.  O que conta nessa vida são os relacionamentos que você conquista, onde você se doa de qualquer forma, emocional ou material. A vida é muito curta e estive muito próxima da morte, não quero mais perder tempo em dizer para aqueles que eu amo, que eu os amo, em aproveitar muito o meu marido e a minha família.

Outra coisa que gostaria dizer. Por mais que você esteja no fundo poço, o dia em que você chegou aos seus limites e não aguenta mais, feche os olhos e espere passar, acalme o seu espírito e pense somente que vai passar e aguarde esse dia, por que passa!! Resiliência é a palavra, aceite o momento, respeite-o e aprenda com ele.

Para os meus guerreiros de luta: 
Resiliência: Capacidade que um indivíduo apresenta após momento de adversidade conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.

E finalmente: SAI HODGKIN, JÁ PROVEI QUE SOU MAIS FORTE QUE VOCÊ, VOCÊ NÃO TEM MAIS ESPAÇO NA MINHA VIDA!

Um beijo, beijo, beijo, beijo e obrigada pelas orações !!!!!



24 comentários:

  1. Cris eu já te disse no FB que vc é uma guerreira, e sua mãe também querida. Td vai melhorar a partir de agora. Grande beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendo o verdadeiro sentido da palavra guerreira, Karla! Espero que vc esteja bem em na Turquia! Um beijo minha querida

      Excluir
  2. Oi Christiane!
    A gente lê, tenta imaginar o sofrimento, mas ninguém consegue. Só quem passou sabe. Apesar de todos esses dias duros, que bom que as coisas estão melhorando e foi muito bom ler notícias suas!
    Um bjo fique com Deus =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida, eu espero que você nunca tenha que passar por isso que passei! Mas se tiver, saiba que cada um passa diferente, ok? Não se assuste!! Um super beijo

      Excluir
  3. Mais que guerreira, uma agraciada por Deus!
    Uma bonequinha de porcelana que por dentro é puro diamante. Isso Chris, continue forte!
    Um bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo você me chamar de bonequinha de porcelana, adorei! Um beijo

      Excluir
  4. Amiga, é muito lindo seu gesto, dividir suas experiências e mostrar para as pessoas que somos mais fortes quando queremos, que Deus é maior que tudo, que família é um tesouro valioso e amigos são presentes de Deus.
    Já vejo voce linda e loira passeando por aqui, irei te visitar, mas espero que venha nos visitar e conhecer as belas cachoeiras de Minas e matar a saudade do meu temperinho.
    Beijos
    Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida, já estou ajudando uma pessoa com esse blog, é maravilhoso saber disso, e ele me serviu também para desabafar. Meu marido está indo muito para BH a trabalho, ele quer que vá para conhecer o pessoal do trabalho dele, com certeza marcaremos de nos encontrar logo, logo! Saudades...Um beijo

      Excluir
  5. Chris, querida!!
    Estou aqui chorando horrores com o seu post!! Chorando de alegria é claro!! Parabéns querida, o hodking perdeu e feio!! Agora é só alegria minha querida!! Parabéns para a outra guerreira - sua mãe - e claro para o seu super anjo da guarda - maridão - sem conhecê-los já os admiro!!! Vc, acho que não preciso falar não é??
    Obrigada pelos ensinamentos no final do post!
    Posso divulgar o seu blog no meu face??
    Fique com Deus - embora tenha absoluta certeza de que ele não saiu um instante sequer do seu lado!! Fique forte!!
    Beijo enorme da sua admiradora!
    Tatiana Pêgo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, você não sabe como eu estava quando decidi escrever esse post, estava na cama, não pegava no meu laptop desde o primeiro dia e de repente falei para minha mãe: - me dá o laptop pois hoje é o dia! Escrevi sem parar (por isso os erros ortográficos e gramaticas) e com os olhos cheios de lágrimas. Mas aqui estou eu, em casa, no meu confortável sofá escrevendo novamente. Tudo agora é passado. Um beijo

      Excluir
  6. Parabens por "quase" nos colocar no quarto contigo atraves de suas palavras. Tenho certeza que todos aprendem com isso. Parabens tambem a sua mãe,tenho certeza que é nela que vc se espelha para ter a alegria diária da vida. Um grande beijo do seu admirador Artur Gama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente nunca sabe o quão querido é e o que as pessoas pensam de nós, não é? Acabei de falar isso aqui para o Ro, não esperaria nunca um comentário seu no blog! Obrigada Tuzinho...rsrssr Beijinhos

      Excluir
  7. Oi Chris!
    Estou emocionadíssima!!! Além de guerreira, você é determinada, iluminada e dona de uma força incrível! Saiba que te admiro demais!
    Você continuará nas minhas orações, bem como sua mãe e seu marido, que também são guerreiros, por estarem do seu lado, te amparando, te confortando e te dando mais e mais amor! Depois de tudo isso tenho certeza que o Hodgkin já fez as malas e partiu pra beeeeeeeem longe, encolhidinho e morrendo de medo da sua bravura, pra nunca mais voltar! Você já é uma vencedora!!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Todos nós somos, só não somos colocados a prova o tempo todo, nesse caso, eu fui e não tive outra saída a não ser, ser forte! Um beijooooo

      Excluir
  8. Querida Chris,
    nos cruzamos em Dubai poucas vezes, mas o suficiente pra eu sentir sua boa energia, e lembrar de voce com carinho. Sua história me comove todos os dias.
    Eu já acompanhei uma pessoa muito querida numa batalha contra o cancêr, e seus relatos sempre me levam de volta aqueles dias.Eu(apenas)imagino, a montanha-russa que seu corpo, coração e mente estão passando.
    As vezes lia uma mensagem triste sua no facebook, e pensava, GRITA MUITO CHRIS!! Você tem todo direito de estar cansada e querer gritar muito, você tem todo direito de se sentir triste, chateada...Só nunca se dê o direito de desistir!!!Você como tantos já te disseram é uma guerreira, e guerreiros não desistem!!
    Eu odeio essa doença feia, amarga, que tanto já maltratou um ser querido.. Que hoje maltrata você que é tão linda, jovem,e amada por todos.

    Sei que nunca fomos tão próximas, mas você não imagina a vontade que tenho de te dar um grande abraço. De dizer bem perto de você, VAI DAR TUDO CERTO CHRIS!! Outro dia estava na igreja, e pedi do fundo do coração que Papai do Ceu derramasse suas bençãos sobre sua vida. E que ELE gritasse bem alto, XÔ HODGKIN, deixa a Chris em paz!!
    Menina guerreira, saiba que sua torcida é muito grande. E essa, vc já venceu.
    Espero um dia te rever com um sorriso no rosto, e poder te dar um grande abraço. Daqueles que a gente quer dar nos vitoriosos!!!
    Um beijo com muito carinho Chris,
    Juliana Câmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo você escrever isso Ju !!! Estou emocionada em ler o seu comentário, também sinto uma energia muito boa vinda de você! Já estou na minha casinha me recuperando, para mim, o Hodgkin já é passado, só fico triste de acabar o blog e desaparecer da vida das pessoas que me seguem, mas acho que isso será necessário em um mês, após a radioterapia. Obrigada de coração Ju, muita paz, amor e saúde para a sua linda família e para você. Um beijo

      Excluir
  9. Olá, descobri o hodgkin em 22 de setembro de 2012, vc demostrou muita força, garra, coragem e fé em seus relatos, estou iniciando o tratamento, conheci a sua história, sem eu t conhecer eu t amo, vou orar pela sua saúde todos os dias, o bem sempre vence o mal, diga ATÉ NUNCA MAIS HODGKIN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai com tudo querida, essa primeira guerra é mais branda que uma recidiva, poupe-se ao máximo, respeite seu corpo e descanse. Um beijo

      Excluir
  10. OII CHRIS TO NO ANONIMO PQ EU NAO TENHO CONTA MINHA MAE TA C HODGKIN A GENTE DESCOBRIU HOJE E EU TO MUITO MAL ELA TA EM CRESCIMENTO PROGRESSIVO E NAO SEI O QUE FAÇO :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, não sei o seu nome, o que posso te dizer é que, é normal se sentir assim, mas existem etapas, e na próxima, você terá mais entendimento da doença e verá que sua mãe vai tirar de letra! Não desespere à toa! Calma! Se quiser conversar mais, me escreva! chris.souza@live.com Um beijo e fique bem

      Excluir
  11. oi chris
    muito bacana tudo o que escreveu
    começo o ICE no próximo dia 19/12 e meu transplante deve ocorrer na semana do meu aniversário, 28/02...se tudo caminhar como esperado
    tenho 32 anos e uma filinha de 4 aninhos
    não me pergunto os porques da vida e sim os "pra que"

    foi muito importante ler tudo o que escreveu...nossa vc não imagina o quanto

    sinto-me íntimo de vc, mesmo sem lhe conhecer

    obrigado de coração por ter escrito e compartilhado esse momento tão delicado e especial em sua vida

    marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Eu desejo o melhor para o seu tratamento, é difícil, mas todos nós conseguimos, afinal, quem disse que seria fácil viver? Você já está tirando de letra quando diz se questiona sobre os "pra que", que bom! Você vai vencer! Bjinhos

      Excluir
  12. sem palavras Christiane!!!! me senti no quarto com você, espero ser tão forte como você foi, obrigada por compartilhar conosco sua história, me estimulou a acreditar que também posso, bjjs

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por sua luta e coragem! Nós criamos forças que não sabíamos que tínhamos quando essas "armadilhas" da vida surgem. Fé em Deus também ajudar muito. Abraços!

    ResponderExcluir