terça-feira, 27 de novembro de 2012

Última postagem/My last post?

Boa tarde amigos!

Então, já estou ensaiando escrever no blog há pelo menos uma semana e estou naquela indecisão, paro ou não o blog? Saí do hospital no dia 14/11, já se passaram quase duas semanas. O que aconteceu nessas duas semanas? Nada além de alguns efeitos ainda da quimioterapia, fora isso, não tenho feito nada, tudo de casa. Os médicos foram categóricos com relação a isso: - Você pode estar quase bem por fora, mas por dentro, tem muita coisa ainda para melhorar. Por isso, tomo antibiótico e antiviral para combater vírus e bactérias. E é verdade, a minha imunidade está melhorando a cada dia, meus exames mostram isso, mas a primeira semana após o hospital foi muito difícil (nada tão difícil comparando-se ao hospital, é claro!), achava que ia sair do hospital comendo tudo que via pela frente e me sentindo ótima, mas na real, penei um pouquinho, principalmente na primeira semana, me sentia fraca a maior parte do tempo, dormia muito, a diarreia não ia embora, o enjoo era diário, foi um desastre para comer pois o meu paladar não voltava e a boca estava sempre amarga, fiquei frustrada (mas nada que se comparasse ao que já tinha passado, então estava  feliz). Hoje eu ainda tenho enjoos matinais, e às vezes nem são somente matinais, depende, se meu estômago estiver vazio, é enjoo na certa, o paladar ainda não voltou totalmente mas está MUITO melhor, a minha pele ainda está cheia de manchas escuras, mas eu sei que isso tudo vai passar, logo, logo.

Fui ao doctor na semana passada, ele adorou os exames, disse que estou progredindo e já me falou que é normal me sentir fraca, sem energia, com enjoos e tal.  Avisou também que a radioterapia começa em Janeiro, irá durar 3 semanas, serão sessões diárias, 5x por semana. A radioterapia não é invasiva como a quimioterapia e acho que me dará menos efeitos, pelo menos eu tenho pesquisado na internet e vi isso (ai que ótimo!). Os efeitos dependem muito de onde a radioterapia é feita, no meu caso, será no pescoço e no tórax, provavelmente terei um probleminha para engolir a comida e tal (lá vão novamente os problemas com comida....kkkk), mas estou mais tranquila, só de não ser invasivo, de não ter agulhas entrando o tempo todo no corpo, é ótimo! Depois disso, começo a fazer os exames trimestrais (tomografia e exame de sangue) e é aí que o coração acelera, a mão fica fria e eu quase caio no choro pois fico nervosa para saber o resultado do exame.

A razão pela minha indecisão de continuar ou não o blog, é a seguinte: O blog me lembra a doença e o tempo no hospital, e como eu estou quase terminando o tratamento, não sei se fico ainda alimentando isso ou não! Quanto mais eu penso na minha condição, mais besteira me vem a cabeça, como por exemplo acordar no meio da noite e querer ter a certeza de que vou ficar curada. Mas esse tipo de coisa não fica me assombrando o tempo todo. Agora sim, tenho fé que vou ficar curada sim, tenho certeza de que isso vai acontecer, mas não há outra maneira de saber, tenho que fazer os exames e ficar na expectativa. Ou seja, não é fácil não criar expectativas! Vamos viver um dia de cada vez.

Queria deixar algo aqui para as pessoas que irão ler o meu blog. Não se assustem com o câncer, é uma doença grave, mas existe cura, a medicina está avançada e pode te curar, vai te dar um pouco de trabalho, para alguns, muito trabalho, mas nada disso é escondido de você, você vai saber o que vai acontecer, e se viver um dia de cada vez, você consegue! Muitas pessoas no mundo estão passando pelo câncer, o seu caso não é inédito. Leve a doença como uma outra qualquer, por que você verá, é doloroso fazer quimioterapia, mas depois você acaba entrando no ritmo. Respeite as etapas até a sua aceitação total da doença. Algumas pessoas aceitam de imediato (foi o meu caso ano passado), outras passam por etapas de raiva e descrença  até a sua completa aceitação (foi o meu caso esse ano!), mas creia que você vai conseguir e que você é forte. Uma vez uma colega me disse: -Creia em você! E é verdade, um pouquinho de fé que nós mesmos podemos passar por tudo, sempre ajuda.

Outra coisa que gostaria de fazer é AGRADECER à todos que oraram por mim, que me enviaram mensagens no Facebook, e-mail, que pensaram em mim, que me ligaram, que de alguma forma se mostraram solidários. Foi muito importante saber que tantas pessoas pensaram em mim com carinho e desejo de recuperação total! Me emocionei demais com algumas manifestações, fiquei sabendo até de uma missa em outro país! Chorei de emoção e agradecimento.

E por fim, não sei se o blog vai continuar, mas vai ficar paradinho por um tempo, vou deixar essa questão em aberto, talvez volte a escrever quando eu começar a radio, talvez não, não sei!

Beijo, beijo, beijo!

6 comentários:

  1. Chris, adorei saber q as coisas estao passo a passo dando certo! Bjao.
    Renato.

    ResponderExcluir
  2. Oi Christiane,
    Fico feliz de saber q as coisas estão melhorando. Qto ao blog, ele é uma forma de dividirmos nossa história e de desabafar durante o tratamento, o blog nos faz bem. Se ele não tiver te fazendo bem, se o momento é de não relembrar o tratamento, se afaste sim, depois vc decide se escreve.
    O mais importante é fazer o melhor pra vc.
    Bjos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, não sei ainda, foi bom me afastar um pouco dele, praticamente não havia escrito nada desde que saí do hospital, mas me senti bem em escrever esse post, então quem sabe ainda faço postagens sobre esperança e pensamentos, não sei, a gente tem que estar inspirada também né!? eheheh Espero que você esteja bem, quando está previsto acabar a sua ABVD? Bjão

      Excluir
  3. Oi Christiane,
    Gostaria de pedir que você não interrompa o blog e continue postando.
    Talvez você não saiba o impacto que seus relatos têm causado. Meu filho está em tratamento contra o linfoma de Hodgkin no Hospital AC Camargo em São Paulo. Você para nós tem sido uma espécie de desbravadora e tem aliviado as inseguranças e incertezas pelas quais estamos passando. Ele também fará o transplante autólogo e, graças ao seu relato, já temos uma ideia do que nos aguarda.
    Continue postando, por favor. Continue relatando sua experiência, pois ela tem sido bastante útil.
    Não sei como poderei retribuir por essas informações que você tem compartilhado. Estamos pensando em também construir um blog e também compartilhar informações às pessoas que possam estar precisando delas.
    Desejo sua plena recuperação.
    Um abração,
    Heloisa Vianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Heloisa, depois de um comentário desses, como posso parar? Fica difícil pois a minha ideia quando comecei o blog, era mesmo encontrar outras pessoas na mesma situação e é claro, desabafar a minha raiva inicial! Eu vou continuar a postar sim, pode deixar, mas os posts serão feitos com menos frequência, até por que, o que tenho agora de tratamento é só em JAN, a radioterapia. Você leu o meu blog desde o primeiro post? Seria bom você ler! Eu desejo que seu filho faça um bom transplante e que ele sofra o mínimo possível, você vai vê-lo sofrer, mas não fique apreensiva, ele vai sair dessa, ele vai estar lutando contra os efeitos, mas vai melhorar com o passar dos dias, tente dar o máximo de conforto e carinho para ele durante a fase de recuperação da quimioterapia, por exemplo, eu pedia à minha mãe que fizesse massagem nas minhas costas e nas minhas pernas, pois sentia muitas dores, e isso era a melhor coisa que poderia me acontecer no dia! Qualquer prazer nesses dias em que ele vai estar lutando contra os efeitos, melhor!
      Estarei por aqui sempre que precisarem! E de agora em diante, quem sabe postarei mensagens de esperança em relação à essa doença tão malvada conosco!
      Um beijo e um abraço!

      Excluir