quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Radioterapia

Bom diaaaaaaaa!!! Espero que a o natal e a virada do ano tenham sido mágicos para vocês! Há muito tempo não escrevo no blog e venho sempre recebendo mensagens de amigos no facebook, perguntando como eu estou. Por isso, hoje eu resolvi escrever um pouquinho do que vai acontecer daqui para frente.

Já estou comendo normalmente e já ganhei uns 2 kg, tem mais ou menos umas 3 semanas que o meu paladar voltou e já está normal. A imunidade ainda está baixa, mas estou acompanhando, conforme recomendações médicas, faço exames de sangue a cada 15 dias e vejo o meu doctor logo que pego o resultado.

Ainda não acabei o tratamento, o mês de Janeiro será de radioterapia e depois dele, aí sim, terei terminado o tratamento contra a recidiva do linfoma de Hodgkin. Fui a uma consulta com o meu médico da radioterapia (tem o médico para a radioterapia e outro para a quimioterapia, não é o mesmo médico) no dia 27 de Dez, tive que levar todos os meus exames e contar toda a minha história para ele, ou seja, tive que reviver essa história novamente em 30 minutos de consulta. Vou contar para vocês que não foi legal ouvir ele falar da doença, lembrar que o meu PET não estava clear da doença e etc. Essa doença é muito cruel, viver com ela é algo intenso, mexe demais com o nosso psicológico, aí já viu né, já me vieram besteiras a mente. Voltar a clínica também não é algo legal, você revive o que passou lá. Mas rapidamente eu rejeitei esses pensamentos e consegui não ficar encucada com essa desgraçada (a doença). Ele falou um pouco da radioterapia e dos efeitos que provavelmente terei, disse que poderia ter esofagite, dificuldades para engolir alimentos devido a localização da radiação (área do esôfago) e tosse por que seria também perto dos pulmões. Explicou que o epicentro da doença está na área esquerda do mediastino, onde exatamente eu tinha o tumor aparente e que ali ele vai jogar mais radiação do que na área direita e na subclávia direita. Explicou que o aparelho que vai aplicar as sessões é super especial pois a margem que ele tem de erro é de 2 milímetros e esse aparelho calcula (através de uma tomografia de planejamento que vou fazer nele mesmo) exatamente onde estava ou estão os focos da doença, milimetricamente falando. Isso porque eles não querem irradiar um tecido que não esteja doente, lembrando que a radiação é um tratamento, mas é radiação, não faz bem. Mas no caso dos pacientes com câncer, o benefício é maior do que os problemas que isso pode causar. Então nesse mês, para acompanhamento, terei que ver o meu doctor 2x e fazer exames de sangue e o meu outro doctor da radioterapia uma vez por semana. Intenso novamente, mas é a reta finalíssima!!! Depois disso, faço um PET Scan após dois meses do fim da radioterapia, mais 2 no primeiro ano após, para monitorar de perto, nos anos subsequentes eu faço um PET por ano e aí após 5 anos.....A CURA!

Então é isso, falta muito pouco para eu não lembrar dessa doença e viver a vida normalmente. JURO que fiquei tentada a perguntar sobre as chances de cura no meu caso, mas preferi não perguntar e assim não ficar triste, eu sei que o médico não vai dizer uma porcentagem alta (mas sim mediana) e não quero sofrer com isso, se existe uma chance, eu to dentro dessa porcentagem boa, eu sei que Deus tem um plano para a minha vida e sei que não temos controle de tudo, não quero ficar buscando respostas para as minhas perguntas, quero apenas viver o que me foi dado, tive a chance de passar por tudo que passei e agora estou bem, vou aproveitar essa fase e curti-la da melhor maneira!

Beijo !!!!!!!!!!!!!!

8 comentários:

  1. Oiiii,

    Tudo de bom nesse novo ano pra vc!
    São muitas novidades com a radio né? Essa quantidade de novidades causa muita ansiedade na gente.
    Como você disse, pensamentos ruins vão insistir em aparecer mas, não se canse de espantá-los, você é mais forte que o hodgkin. Aliás, somos mais fortes, e com certeza em 2013 nós o venceremos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, é verdade, com essa doença, pensamentos ruins sempre vem a mente, mas tratamos de espantá-los rapidamente, vamos purificar a alma, isso é o que importa, o resto, deixamos nas mãos de Deus, uma força maior... 2013 seremos vencedoras! Bjinhos

      Excluir
  2. Amei o último parágrafo da sua postagem, vou levar essas palavras p minha vida, bjs, Francielle - paciente LH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielle, não é verdade? A gente já sofre demais com o tratamento e essa doença injusta, por que ficar questionando e sofrendo por antecedência?? Nós sabemos que o futuro é incerto, o que temos que fazer é não pensar nisso agora, não vai nos curar ficar pensando na maldita..rs Boa sorte para você! Bjinhos

      Excluir
  3. Oi Cris
    Por acaso achei vc aqui. Que bom, fiquei feliz com sua reação e luta contra o Hodgkin
    Eu estou desde janeiro nesta luta também contra este danadinho.
    Tenho 70 anos de idade, ciclista por opção esportiva e fiquei muito surpreso com o resultado da biópsia. Mas fui a luta . Já fiz 13 seções de quimioterapia e 18 de radioterapia.Faltam duas para terminar. Meu médico está bem contente com minha recuperação e reação ao tratamento. Assim como vc eu também não me entreguei, e tenho certeza que com a ajuda de Deus sairemos dessa. Vamos em frente minha jovem. E que Deus te abençõe e proteja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maury, como você está agora? É difícil se ver nessa situação, mas vamos vivendo um dia de cada vez, não é?! Daqui a pouco isso tudo vai ser história, não se preocupe! Muita saúde para você!

      Excluir
  4. Oi Cris! Sou dentista e achei seu blog fazendo pesquisas pro meu mestrado! Desejo tudo de bom, muita força e saúde! Estamos todos torcendo por você!

    ResponderExcluir
  5. Linda e de Deus! Somos especiais, tudo bem que todos nós querem bem, mas isso que passamos mesmo com sorriso no rosto e na alma eh um profundo mergulho interior de nos mesmo. Eu tenho LH, estágio 3, 5 ciclo para 6 ou 8. Em tratamento. deus te abençoe vamos viver o que puder viver.....l

    ResponderExcluir