quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

News da radio

Então pessoal, ontem fiz a minha primeira sessão de radioterapia. A sessão é tranquila, tirando a máscara que eles colocam em mim, ela é dura, aperta e molda todo o meu rosto para baixo, de forma que eu não movimente a cabeça e o pescoço. Sabe aquela sensação de pânico quando você entra em uma máquina de tomografia? A diferença é que eu não entro no tubo, mas fico com aquela máscara no rosto, como se fosse o homem da máscara de ferro! rsrsrs Pois é, ontem não adiantou, por mais que eu já tivesse usado essa tal máscara para fazer a tomografia de planejamento, tive um faniquito básico. Fiquei desesperada com aquilo e achei que ia sufocar, é horrível. Eles colocavam o máscara e eu dava o faniquito, daí eles tiravam. Eles tentavam novamente e nada, comecei a chorar de nervoso. Pensei em chamar meu marido que estava do lado de fora. Daí o meu médico decidiu cortar mais a máscara em volta do nariz, para me dar mais conforto e assim eu não achar que ia sufocar. Da mesma forma que ele decidiu melhorar a minha vida naquele momento eu decidi que ia ter que me concentrar, fechar os olhos e me segurar, pois sem a máscara, não tem como fazer as sessões de radioterapia! Dito e feito, eles cortaram um pouco mais a área do nariz, colocaram em mim novamente e eu fechei os olhos e me teletransportei para algum outro lugar...rs Abrir o olho nem pensar, se abro os olhos, vejo tudo quadrado pois a máscara parece uma rede! Só escutava a máquina em volta de mim se movendo e fazendo barulhos, deu certo!

Uma coisa que anda me deixando chateada é o fato da minha imunidade não melhorar, e sim piorar. Meu doctor já está ciente e estarei tomando 4 injeções de granulokine para dar um boost na imunidade, vamos ver no que dá. Mas de que adianta as injeções se quem tem que trabalhar não está trabalhando direito (medula)? Não posso viver de injeções, concordam? Vamos ver o que o meu doctor me diz na próxima consulta, vou questioná-lo quanto a isso.

Enfim, hoje tem mais máscara e radio, e amanhã, depois de amanhã..e assim se vão 20 sessões. Enquanto isso, não posso tomar sol no local da radio (pescoço e tórax), não posso coçar o local, nem aplicar calor (boca do fogão nem pensar..rs) e nem tomar banho quente (quem quer tomar banho quente nesse calor?), tenho que usar um creme que uma amiga minha, Fe Barboza, trouxe de Orlando, super oleoso, para hidratar ao máximo a pele pois aparentemente, não tem nada acontecendo nela, mas daqui há duas semanas, os efeitos vão começar a aparecer.

Lição do dia: o poder da mente, quando a gente quer, tudo acontece, você é dono dos seus pensamentos, às vezes temos que ser mais fortes do que a situação!

12 comentários:

  1. Aprendeu direitinho.

    Pois esse truque eu tb usei, pensava que estava em outro lado, eu pensava que estava numa praia maravilhosa aí no Brasil.

    Minha máscara era igual à sua, uma vez eu esqueci de fechar os olhos e quando fui tentar, não conseguia porque a mascara estava tão justa que nem as pálpebras fechavam e fiquei ali, com os olhos meio abertos, meio fechados, a ver tudo aos quadradinhos.

    A sorte é que é só 2 minutos e passa num instante.

    Não esquece de passar bastante creme, depois da sessão. Se fizer tudo direitinho, pode ser que tenhas sorte e sua pele não fique danificada. A minha ficou sempre bem e eu fiz 35 sessões.

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheh...pois é, acho que todo mundo passar por isso, aquela máscara assusta, o coração acelera! Eu estou passando bastante creme sim, Gigi! Bjinhos

      Excluir
  2. Chris, fico feliz em saber que o tratamento está se encaminhando para o fim e a remissão e a cura estão cada vez mais concretas!
    Tô mandando muita energia positiva pra ti nessa etapa e tenho certeza que vai tudo vai passar da melhor maneira possível, pois tu és uma guerreira!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Christiane,
    Continuo acompanhando e torcendo por vc!
    A todo momento precisamos nos superar né? Quando achamos que já vimos de tudo, surge uma novidade (como a máscara) e temos que nos adaptar. Mesmo se desesperando no inicio, você achou sua solução e controlou sua ansiedade. O importante é isso, cada um acha sua maneira de enfrentar as dificuldades que vão surgindo e mais importante ainda é não desistir.

    Bjos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, e você, já acabou a ABVD né? Vi que ainda tem os cabelos, que show, não perdeu tudo, mas como você falou, eles ainda caem um pouco depois que você para a quimio. A todo momento temos que nos superar mesmo, e só depende de nós mesmos. Beijinhos

      Excluir
    2. Sim acabei o ABVD e já passaram as reações também. Estou muito bem hoje, graças a Deus. Meu PET está marcado para o dia 31/01. Meu cabelo ficou mais ralo, mas não caiu tudo, me deixa muito feliz. Força em mais uma semana de radio, coloque a máscara e ligue os pensamentos bons de olhos fechados, rs.

      Bjs

      Excluir
    3. Muito bom, que bom que você não tem mais os efeitos da quimio, uhuuuuuu!!!! Vamos torcer nesse PET! bjinhos

      Excluir
  4. Cara Christiane,
    Fico feliz de saber que sua recuperação está indo muito bem. Fiquei apenas com uma dúvida: quando você fala que sua imunidade está declinando, significa que suas plaquetas estão em que nível?
    Meu filho já está internado no Hospital ACCamargo e sendo submetido à quimioterapia até sábado. Na 2ª-feira será feito o TMO. Aí então começará tudo aquilo que você relatou... Estamos confiantes que tudo correrá bem.
    Um abraço.
    Heloisa Vianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, Heloísa, desejo que seu filho passe pelo mínimo de dor possível! Depois que saimos do hospital, a medula ainda está se recuperando, as hemácias ainda não estão em um número ideal e as plaquetas estão subindo lentamente, estão em 105 mil agora, o normal são 120 mil. Os leucócitos (imunidade) me preocupam pois estão em 2.000 quando o mínimo é 4.000. Um grande beijo!

      Excluir
  5. Você não viverá de injeções de granulokine, elas são necessárias nessa fase para que seus glóbulos vermelhos subam e que sua medula seja estimulada a produzi-los. Aos poucos a medula volta ao ritmo normal. A radioterapia faz com que a medula diminua o ritmo de funcionamento, daí a queda da imunidade. Mas cada organismo tem suas próprias peculiaridades e reações. No TMO autólogo a minha medula ficou em ritmo bem lento, precisei de transfusões de plaquetas e hemácias, no TMO alogênico, surpreendentemente, não precisei de nenhuma.
    2.000 leucócitos e 105.000 plaquetas durante um tratamento são níveis muito bons. Depois voltarão aos níveis corretos.

    Grande abraço e fé na vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, não sei o seu nome, obrigada por deixar um recado. Sim, talvez seja coisa de medula nova, só fico preocupada com as infecções e vírus. Você está curada? Bjinhos

      Excluir