domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pós transplantada

Boommmm dia!!!

Quanto tempo não apareço por aqui. Mas a verdade é que o tratamento se tornou muito menos intenso, mesmo indo todos os dias fazer as sessões de radioterapia, os efeitos são diferentes dos da quimioterapia, eles aparecem mais para o final do tratamento. Faltam duas sessões para eu acabar, até agora tive algumas reações, coceira no local tratado, dor de garganta, como se tivesse inflamada, dor ao engolir, como seu eu tivesse engolindo pedra, a pele ficou bem escura na área irradiada (pescoço do lado esquerdo, e tórax lado esquerdo), como se tivesse queimada do sol, a pele tá áspera e sensível, o cansaço extremo e as dores na pernas (e pernas inchadas no final do dia) tomaram conta de mim. Todos os dias eu chego em  casa exausta, isso vem acontecendo desde a quarta de cinzas (que bom não ter acontecido quando eu estava viajando!). Ontem eu estava "destruída", via as pessoas pulando na TV (por conta do carnaval) e ficava pensando: -por que eu não estou com essa energia toda? Eu não consigo fazer isso de jeito nenhum! Há 6 meses não sei o que é isso, aliás, há mais de uma ano e meio não sei o que é isso. Falei com a minha tia, que é médica, e ela me disse que meu tio, que também fez radioterapia, sentia a mesma coisa. Fiquei mais tranquila.

Ontem a noite também tive febre, o que pode ser um sintoma de baixa dos leucócitos. Liguei para o doctor e ele pediu que eu tomasse 2 antibióticos e continuasse com o Bactrim, e que fosse hoje ao hospital para colher sangue. Depois de desligar com ele, a febre passou, o que vocês acham que fiz? ..... Bem, to aqui pensando se vou ao hospital ou não, pois não tive mais febre e se for para o hospital, terei que dizer que sou paciente oncológica e blá..blá.., vão me colocar numa ala especial onde só tem gente grave, longe dos demais e ainda terei que esperar uma hora e meia para o resultado do hemograma.

Pois é, quem pensa que após o transplante você fica livre de médicos e etc, está redondamente enganado.

-Tomo um antiviral a cada 8 horas, todos os dias
-Tomo antibiótico 3x por semana, a cada 12 horas
-Faço hemograma a cada 15 dias para checar o funcionamento da medula transplantada
-Faço injeções para a imunidade após esse hemograma (o que faz o osso da bacia doer), por que até agora, a medula ainda não está funcionando direitinho, to sempre com a imunidade muito baixa.
-Tenho consultas a cada 15 dias (embora tenha pulado algumas no último mês, mas estou sempre em contato por telefone)
-E agora ele quer que eu tome esses outros dois antibióticos!

A verdade minha gente, é que sinto muita falta da Christiane de outros carnavais, nunca mais fui a mesma, nunca mais tive a mesma energia que tinha antes. Mesmo depois do primeiro tratamento, que terminou no final de 2011, eu dei uma reduzida no meu energy level. Mas já estou no caminho certo para restabelecer isso tudo, quarta-feira tenho uma consulta com uma endocrinologista, vou buscar o que perdi! Acredito que ela vai me ajudar e muito. A quimioterapia e radioterapia dão uma bagunçada geral nos hormônios e em tudo mais do nosso organismo.

É isso aí, mostrei um pouquinho da vida de uma transplantada. A boa notícia é que a radioterapia está acabando, por que tudo chega a um fim, nada é permanente, tudo está em constante mudança! Obaaaaaa! rsrs

Bjinhossssss

7 comentários:

  1. Oi Christiane,

    Que bom que mandou notícias! Vc tem razão, tudo tem um fim, mas enquanto esse fim não chega, quantas ansiedades e dúvidas nós temos né?
    Tem dias que meu problema é muito mais psicológico do que físico, rs.
    Espero que tudo corra bem nesse final da radio e com os futuros exames. Não deixe de compartilhar!

    Torço por vc!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Também estou de olho em você e esperando notícias, já comecou o novo ciclo? Vamos vivendo a vida da melhor maneira, não é? Caiu, levantou! E tudo acaba bem, daí novos obstáculos começam e assim vai. Juro para você que não estou pensando em exames ou nada assim, quando tiver que fazer, vou me preocupar no dia! Bjinhos

      Excluir
  2. Oi querida! Também estou de olho em você e esperando notícias, já comecou o novo ciclo? Vamos vivendo a vida da melhor maneira, não é? Caiu, levantou! E tudo acaba bem, daí novos obstáculos começam e assim vai. Juro para você que não estou pensando em exames ou nada assim, quando tiver que fazer, vou me preocupar no dia! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Christiane,

    vc está tendo uns sistomas pesados com a Radio, os meus foram bem ligeiros, mas tudo está acabando e logo logo, tudo ai melhorar, posso lhe garantir.

    beijos grandes.
    Gigi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Gigi, ainda faltam 3 sessões, eles aumentaram um pouco o número de sessões pois fiquei 5 dias sem fazer, durante o carnaval :-) hehehe O médico disse que ainda vai piorar um pouquinho o cansaço, mas já está acabando mesmo, é o restinho!!! Bjinhos

      Excluir
  4. Oi, Chris, estou em casa e bem. O caminho é longo e difícil às vezes, mas a gente chega lá! Um beijo e coragem (ontem estive na COI para a minha primeira consulta pós transplante!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Quem sabe não nos esbarramos ontem no COI? Passei a manhã lá, entre radioterapia, injeção e consulta. É difícil sim, ainda mais por que você sai do hospital, mas ainda se sente mal por causa dos efeitos da quimioterapia que tomou lá, mas segura mais um pouco e esses efeitos vão embora. Você vai fazer radioterapia? Bjinhos

      Excluir